blog

Jesus

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sucesso na vida;


Seis passos para o Verdadeiro sucesso

1
2
3
4
5
6

Ser bem-sucedido — O que significa para você?
ALCANÇAMOS o verdadeiro sucesso quando levamos o melhor modo de vida, que resulta de colocarmos em prática as normas de Deus e que se harmoniza com o propósito que Ele tem para nós. De acordo com a Bíblia, alguém que leva uma vida assim se tornará como uma “árvore plantada junto a correntes de água, que dá seu fruto na sua estação e cuja folhagem não murcha, e tudo o que ele fizer será bem sucedido”. — Salmo 1:3.

Embora sejamos imperfeitos e cometamos erros, nossa vida como um todo pode ser um verdadeiro sucesso. Gosta dessa possibilidade? Em caso afirmativo, os seis princípios bíblicos que serão analisados a seguir poderão ajudá-lo a atingir esse objetivo. Eles apresentarão evidências claras de que os ensinamentos contidos na Bíblia realmente refletem a sabedoria de Deus. — Tiago 3:17.

1 Tenha um conceito correto sobre o dinheiro

“O amor ao dinheiro é raiz de toda sorte de coisas prejudiciais, e alguns, por procurarem alcançar este amor, . . . se traspassaram todo com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10) Note que a questão não é o dinheiro em si; afinal, todos nós precisamos dele para cuidar de nós mesmos e de nossa família. O ponto aqui é o amor ao dinheiro. Na realidade, esse amor transforma a pessoa em escravo, ou adorador, do dinheiro.

Como vimos no primeiro artigo, as pessoas que se empenham intensamente em buscar riquezas como se isso fosse a chave do sucesso estão indo, na verdade, atrás de uma miragem. Uma vida assim não só causa desapontamento, mas também traz muitos problemas. Por exemplo, relacionamentos com familiares e amigos são sacrificados nessa busca frenética por riquezas. Além disso, trabalho excessivo, ansiedades e preocupações roubam o sono de algumas pessoas. “O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem à noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir”, diz Eclesiastes 5:12. — Bíblia na Linguagem de Hoje.

Além de ser um amo cruel, o dinheiro é enganador. Jesus Cristo falou do “poder enganoso das riquezas”. (Marcos 4:19) Em outras palavras, as riquezas prometem felicidade, mas não cumprem essa promessa. Elas apenas atiçam o desejo de querer mais. “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito”, diz Eclesiastes 5:10. — BLH.

Em poucas palavras, o amor ao dinheiro traz mais problemas do que soluções e, no fim das contas, resulta em desapontamento, frustração e até em crimes. (Provérbios 28:20) As coisas que estão mais relacionadas com a felicidade são generosidade, uma atitude perdoadora, pureza moral, amor e espiritualidade.

2 Seja uma pessoa generosa

“Há mais felicidade em dar do que há em receber.” (Atos 20:35) Ao passo que dar algo a alguém de vez em quando pode resultar em momentos de felicidade, ser uma pessoa generosa pode produzir um estado de felicidade. É claro que a generosidade pode ser expressa de muitas maneiras. Uma das melhores, e geralmente a mais apreciada, é dar de si mesmo.

Após analisar vários estudos sobre altruísmo, felicidade e saúde, o pesquisador Stephen G. Post concluiu que a pessoa altruísta e prestativa tem melhor saúde física e mental, vive mais e apresenta menos sintomas de depressão.

Além disso, aquilo que as pessoas dão de modo generoso, de acordo com suas condições, não lhes faz falta. Provérbios 11:25 diz: “O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Nova Versão Internacional) De acordo com essas palavras, aqueles que são verdadeiramente generosos — que não dão pensando em receber algo em troca — são apreciados e amados, principalmente por Deus. — Hebreus 13:16.

3 Perdoe liberalmente

“Continuai a . . . perdoar-vos uns aos outros liberalmente, se alguém tiver razão para queixa contra outro. Assim como Jeová vos perdoou liberalmente, vós também o fazei.” (Colossenses 3:13) Hoje em dia, o perdão geralmente é deixado de lado; as pessoas preferem revidar em vez de mostrar misericórdia. O resultado? Insultos provocam insultos, e violência gera violência.

Mas isso não é tudo. “Em uma pesquisa realizada com mais de 4.600 pessoas de 18 a 30 anos”, diz uma reportagem no jornal The Gazette, de Montreal, Canadá, “constatou-se que quanto mais agressiva, frustrada e maldosa é a personalidade de alguém”, pior a saúde de seus pulmões. Na realidade, esse tipo de pessoa apresentou problemas de saúde ainda maiores do que os fumantes. De fato, ser perdoador não ajuda apenas a ter um bom convívio social, mas também a ter boa saúde.

Como você pode ser mais perdoador? Comece por fazer uma auto-análise sincera. Você não ofende outros de vez em quando? Não aprecia quando lhe perdoam? Então, por que não perdoar os outros mais amplamente? (Mateus 18:21-35) Nesse sentido, também é importante desenvolver autodomínio. “Conte até dez” ou faça alguma outra coisa para esfriar a cabeça. Não encare o autodomínio como um sinal de fraqueza. “Melhor é o vagaroso em irar-se do que o homem poderoso”, diz Provérbios 16:32.

A expressão ‘melhor do que o homem poderoso’ indica alguém bem-sucedido, não é verdade?

PRINCÍPIOS ADICIONAIS PARA SER
BEM-SUCEDIDO
Tenha temor saudável de Deus. “O temor de Jeová é o início da sabedoria.” — Provérbios 9:10.
Seja sábio na escolha de amigos. “Quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio, mas irá mal com aquele que tem tratos com os estúpidos.” — Provérbios 13:20.
Evite excessos. “O beberrão e o glutão ficarão pobres.” — Provérbios 23:21.
Não seja vingativo. “Não retribuais a ninguém mal por mal.” — Romanos 12:17.
Seja trabalhador. “Se alguém não quiser trabalhar, tampouco coma.” — 2 Tessalonicenses 3:10.
Pratique a Regra Áurea. “Todas as coisas . . . que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.” — Mateus 7:12.
Controle a língua. “Aquele que amar a vida e quiser ver bons dias, refreie a sua língua do que é mau.” — 1 Pedro 3:10.
4 Viva de acordo com as normas de Deus

“O mandamento de Jeová é limpo, fazendo os olhos brilhar.” (Salmo 19:8) Dito de maneira simples, as normas de Deus são boas para nós em sentido físico, mental e emocional. Elas nos protegem de coisas como drogas, embriaguez, imoralidade sexual e pornografia, só para citar algumas práticas nocivas. (2 Coríntios 7:1; Colossenses 3:5) As conseqüências dessas práticas podem incluir crimes, pobreza, desconfiança, famílias desfeitas, problemas mentais e emocionais, doenças e até mesmo morte prematura.

Em contraste com isso, os que vivem de acordo com as normas de Deus criam relacionamentos seguros e saudáveis, e desenvolvem auto-estima e paz interior. Em Isaías 48:17, 18, Deus diz: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar.” Ele continua: “Oh! se tão-somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” Não há dúvida de que nosso Criador quer o melhor para nós. Ele nos ajuda a “pisar no caminho” que conduz ao verdadeiro sucesso.

5 Mostre amor altruísta

“O amor edifica.” (1 Coríntios 8:1) Consegue imaginar a vida sem amor? Com certeza ela seria vazia e infeliz. “Se eu . . . não tiver amor [por outros], nada sou . . . , de nada me aproveita”, escreveu Paulo, apóstolo cristão, sob inspiração divina. — 1 Coríntios 13:2, 3.

O amor mencionado nesse texto não se refere à atração sexual, que certamente tem o seu lugar. Em vez disso, é um amor mais significativo, constante e governado por princípios divinos.* (Mateus 22:37-39) Não é passivo, mas ativo. Em outras palavras, não espera apenas receber, mas está disposto a dar. Paulo continuou dizendo que esse amor também é paciente e bondoso. Não é ciumento, orgulhoso e não se gaba. Procura de modo altruísta o bem-estar de outros, e não se ofende com facilidade, mas é perdoador. Um amor assim edifica. Além disso, ele nos ajuda a ser bem-sucedidos nos relacionamentos, principalmente com membros da família. — 1 Coríntios 13:4-8.

O amor dos pais pelos filhos é expresso por meio de afeição calorosa, regras de comportamento e limites morais bem definidos, baseados na Bíblia. Filhos criados num ambiente assim têm um senso de segurança e de estabilidade familiar, e se sentem realmente amados e valorizados. — Efésios 5:33–6:4; Colossenses 3:20.

O AMOR É UM BOM REMÉDIO
Dean Ornish, médico e escritor, disse: “O amor e a intimidade são fatores estreitamente ligados à saúde e à doença, à tristeza e à alegria, ao sofrimento e à cura. Se um remédio novo tivesse o mesmo efeito, praticamente todos os médicos no país o recomendariam aos seus pacientes. Seria negligência não o receitar.”

Jack, um jovem nos Estados Unidos, cresceu numa família que colocava em prática princípios bíblicos. Depois que saiu de casa, ele escreveu uma carta aos pais, que dizia em parte: “Algo que sempre tentei fazer foi seguir o mandamento [bíblico]: ‘Honra a teu pai e a tua mãe . . . [para que] te vá bem.’ (Deuteronômio 5:16) E realmente tudo correu ‘bem’ na minha vida. Agora, mais do que nunca, reconheço que isso é resultado do zelo e amor que vocês demonstraram ao me criar. Obrigado por todo seu cuidado e apoio.” Se você tem filhos, como se sentiria ao receber uma carta como essa? Seu coração não ficaria cheio de alegria?

O amor baseado em princípios também se ‘alegra com a verdade’ — a verdade espiritual encontrada na Bíblia. (1 Coríntios 13:6; João 17:17) Para ilustrar: Um casal que tem problemas no casamento decide ler juntos as palavras de Jesus encontradas em Marcos 10:9: “O que Deus pôs sob o mesmo jugo [no casamento], não o separe o homem.” Agora precisam examinar o coração. Será que realmente se ‘alegram com a verdade da Bíblia’? Vão encarar e tratar o casamento como sagrado, seguindo o exemplo de Deus? Estarão dispostos a se esforçar para resolver seus problemas num espírito de amor? Se estiverem, poderão ter sucesso no casamento e alegrar-se com os resultados.

6 Reconheça sua necessidade espiritual

“Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual.” (Mateus 5:3) Diferentemente dos animais, os humanos têm capacidade de entender e valorizar coisas espirituais. Por isso, fazemos perguntas como: Qual é o objetivo da vida? Existe um Criador? O que acontece quando morremos? O que o futuro nos reserva?

Em todo o mundo, milhões de pessoas sinceras descobriram que a Bíblia responde a essas perguntas. Por exemplo, a última pergunta tem a ver com o objetivo de Deus para a humanidade. Qual é esse objetivo? É de que a Terra seja um paraíso onde os humanos que amam a Deus e suas normas vivam para sempre. O Salmo 37:29 diz: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”

É evidente que nosso Criador quer que sejamos bem-sucedidos por mais do que apenas 70 ou 80 anos. Ele deseja que nosso sucesso seja eterno. Portanto, agora é o tempo para você aprender sobre seu Criador. Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) À medida que adquirir esse conhecimento e o colocar em prática, descobrirá por si mesmo que “a bênção de Jeová . . . é o que enriquece, e ele não lhe acrescenta dor alguma”. — Provérbios 10:22.


--------------------------------------------------------------------------------

* Em quase todas suas ocorrências nas Escrituras Gregas Cristãs, ou “Novo Testamento”, “amor” é a tradução da palavra grega agápe. Essa palavra se refere a um sentimento de natureza moral demonstrado de forma deliberada e motivado por princípios, boas maneiras e senso de obrigação. Agápe, porém, não é um sentimento frio, mas caloroso e intenso. — 1 Pedro 1:22.

DO DESESPERO AO SUCESSO

Milanko, que mora nos Bálcãs, entrou no exército quando a guerra irrompeu naquela região. Por causa de suas façanhas, recebeu o apelido de Rambo, um herói de filmes violentos. Mas, com o tempo, Milanko ficou decepcionado com a corrupção e a hipocrisia que viu no exército. Ele escreveu: “Isso me levou a uma vida de vícios: bebidas, cigarros, drogas, jogatina e promiscuidade. Eu não conseguia enxergar uma saída para essa situação desesperadora.”



Naquele momento crítico de sua vida, Milanko começou a ler a Bíblia. Certo dia, enquanto visitava um parente, ele viu uma revista A Sentinela, publicada pelas Testemunhas de Jeová. Gostou do que leu e logo começou a estudar a Bíblia com elas. As verdades bíblicas o colocaram no caminho da felicidade e do verdadeiro sucesso. “Isso renovou minhas forças”, diz Milanko. “Larguei todos os vícios e me tornei uma nova pessoa. Daí, fui batizado como Testemunha de Jeová. As pessoas que antes me chamavam de Rambo passaram a me chamar pelo meu apelido de infância, que em croata se refere a uma pessoa dócil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário